O terremoto e a tsunami que assolaram o Japão na semana passada parecem ser problemas mais superáveis do que o acidente nuclear que pode vir a acontecer.
O aumento da radiotividade no Japão pode causar danos irreversíveis para para a população japonesa - que diga-se de passagem já sofreu com o pior uso do conhecimento nuclear, com a bomba de Hiroshima e Nagasaki durante a II Guerra Mundial.
A energia nuclear tem sido nos últimos anos defendida por até por "ecologistas", na medida em que não gera poluentes do ar como as usinas termelétricas a base de carvão mineral e que não qera a inundação de grandes áreas como nas usinas hidrelétricas. Entretanto, o acidente ocorrido no Japão deve frear um pouco os discursos que estavam vendo na vilã de ontem a salvadora de hoje. A insegurança na manipulação da energia nuclear foi tornada visível com esse episódio ocorrido no Japão, entretanto cabe salientar que mesmo em usinas nucleares "seguras", existe problema sobre o que fazer com o lixo nuclear (resíduo das usinas). O que tem sido comumente feito é despejar o lixo nuclear em caixas de metal no fundo do mar. Isso também não parece ser uma boa solução.
A seguir apresentamos algumas imagens (sobrepostas) do Nem York Times, da região japonesa que foi afetada pelos terremotos e pela tsunami.
http://www.nytimes.com/interactive/2011/03/13/world/asia/satellite-photos-japan-before-and-after-tsunami.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário